Translate

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

# #ontemesomemoria # #pequenabonecadetrapos

Uma questão de peso

Quem segue o blog desde o inicio facilmente se lembra dos posts onde eu falava da minha luta contra o peso. Devem também ter reparado que deixei de abordar o assunto, isto porque mudei a minha maneira de ver as coisas.
Durante muito tempo ouvi frases como "casou, desleixou-se", "foi por estar gorda que o marido a deixou" ou ainda "ela é gorda porque não tem cuidado", que me deixavam muito magoada porque na verdade só eu sabia o que estava ou não estava a passar no meu corpo.
Durante muito tempo ponderei se me deveria expor no blog e falar abertamente sobre o que aconteceu, e agora, dois anos depois e 40kg a menos, ganhei coragem para contar tudo.
Ao contrario do que as pessoas dizem, o meu aumento de peso não foi desmazelo ou descuido, depois de vários exames os médicos descobriram que o meu aumento de peso num tão curto espaço de tempo se devia a problemas hormonais.
Segundo os especialistas eu tenho um ovário deficitário, porém só quando mudei de pílula é que as coisas vieram ao de cima, entre eles o aumento de peso e dos pelos corporais.
Também devo dizer que não sou uma santa no que toca a alimentação, gosto de comer bem e tirar prazer disso, mas... Não podia estar a pesar 140kg só pelo que comia, era impossível, apesar de ser um garfo, não comia assim tanto quanto para se justificar um peso daqueles.
Apesar de estar em regressão, este não é um processo fácil, durante cerca de três anos vivi com vergonha de mim, não ia a festas porque odiava o meu corpo,  e ainda hoje não sei se o meu casamento acabou por eu não ser atraente. Simplesmente não me suportava, sentia-me feia.
Cheguei ao ponto de durante o banho me esfregar tanto com uma luva exfoliante que fiquei com a pele em ferida. Eu só queria que a gordura desaparecesse!
Acabei por ir para uma psicóloga, para tentar lidar com esta situação. Não é fácil lidar com um problema quando ele não é totalmente nossa culpa, e muito menos quando ele faz com que nós não consigamos olhar para o espelho.

Demorei dois anos para perder cerca de 40kg e apesar de ainda não estar no meu melhor, aliás estou longe disso, sei que estou no caminho certo e com o tempo vou lá chegar. Trata-se de paciência e esforço. Aceitar que cada grama a menos é uma vitória, e aprender a gostar de mim aos poucos.

Hoje em dia, já consigo ter prazer quando vou comprar roupa e já não tenho vergonha de sair e me divertir, este ano, ao fim de seis anos fui à praia, claro que ainda usei uns calções e fui para uma praia deserta, mas já foi uma grande vitória para mim. Finalmente sei que se gostar de mim, vou fazer cada vez mais para melhorar.

Acompanhem as novidades no Facebook e no Instagram (@pequenabonecadetrapos)

41 comentários:

  1. Oh gostei de conhecer um pouco mais da tua historia, que força de vontade que tiveste parabéns
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Uma mulher é sempre bonita, basta olhar o espelho e ... sorrir
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente deve sentir-se uma vitoriosa!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Adorei conhecer um pouco mais de você.
    www.achatadebatom.com

    ResponderEliminar
  5. Penso que já tinhas abordado ao de leve o teu problema hormona.
    Compreendo-te. As pessoas são muito cruéis!
    Ainda bem que estás a conseguir ultrapassar tudo isso.
    Tenho a certeza que com a tua força de vontade continuará a perder peso.
    Tens uma cara de boneca e isso ninguém te tira!!!
    Força!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. As pessoas são umas otárias, a fazer comentários desse género. Sobre características físicas acho que há que ter um bocadinho de tacto no que se diz. Mesmo que fosse culpa tua, quem são os outros para julgar isso? De qualquer forma, admiro o que já conseguiste alcançar :) não é mesmo nada fácil!! E ainda bem que aprendeste a lidar com a situação, que é provavelmente tão difícil como controlar o peso.

    ResponderEliminar
  7. 40kg?! meus deus! parabéns!!!
    eu tenho uma opiniao um bocado "má" sobre estas questões do peso a mais e das pessoas gostarem de ter peso a mais. Acho que muitas vezes aqueles movimentos de aceitação e de "gosto de mim como sou e nao quero mudar" é mais para esconder a perguiça do que outra coisa qualquer. porque é mais facil aceitar do que ir correr meia hora todos os dias! por isso digo-te PARABENS! PARABENS por tudo o que conseguiste. fico muito feliz por ti! :)

    e nao ligues a comentarios parvos. as pessoas gostam de falar!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca gostei de ter peso a mais, para mim foi e ainda é uma tortura! Apesar de ter peso a mais, consigo concordar plenamente contigo!

      Eliminar
  8. É uma situação complicada e que nem consigo imaginar bem o que se deve sentir. Muita força nessa luta. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. É fantástico quando começamos a gostar de nós! Parabéns pela conquista até aqui! Fico mesmo feliz por ti!:D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  10. Muito complicado. Gostei de te ler. Força para continuar a luta...
    Do nosso amigo Gil António, com: Amor em frio embaraço

    Bjos
    Votos de um óptimo fim de tarde


    ResponderEliminar
  11. Tudo o que acontece com o nosso corpo, influencia o nosso lado psicológico e acaba criando um problema de difícil solução e nos leva a querer rejeitar-nos a nós mesmos. Sei o que isso é. Mas graças a Deus a menina está no bom caminho para acabar com o problema. Parabéns.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Grande mudança. Parabéns, estás óptima.
    Muda o quanto quiseres, mas sempre por ti, deixa as más línguas falarem, que vozes de burro não chegam ao céu.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Nem sempre o excesso de peso é igual a não ter cuidado com a alimentação, digo isso muitas vezes quando as pessoas ,dizem: ai que gorda/o. Eu também já tive excesso de pedo e ainda não estou como queria. Exije muita força de vontade pois eu também sou um bom garfo.
    Tens de evitar, comidas muito calóricas ,molhos, fritos, fast food e tudo do género, custa mas chegas lá.

    Quanto ao teu casamento não acredito que fosse por isso, porque já eras forte.
    As pessoas falam sempre, depende de ti, que não falem mais. Força aí que chegas lá;)
    Bjxxxxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, e também acho que não mas são pensamentos que deixam uma pessoa a matutar!

      Eliminar
  14. O processo de perda de peso e de aceitação do nosso corpo já é moroso por si só, mas quando as pessoas opinam sem conhecimento de causa, como se nos conhecessem e soubessem o que se passa ainda dificulta mais. Porque a nossa autoestima está débil e tudo nos afeta.
    Falares sobre este assunto é, também, uma vitória. E acho que foi um passo muito nobre!

    ResponderEliminar
  15. Obrigado ehehe :)

    O fundamental, nestes casos, é tentarmos estar bem connosco próprios e descobrirmos o nosso melhor... porque isso é possível :)
    Nunca te percas de ti mesma!

    NEW FASHION POST | HOW TO BE SUPER FASHION IN THE FALL.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  16. Importa essa garra de vencer e sobretudo de nos sentirmos de BEM com a VIDA!!!bj

    ResponderEliminar
  17. És uma mulher corajosa e cheia de força,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  18. Gosto de conhecer pessoas como tu, imagino que esse tipo de situações é tudo menos fácil, mas és uma lutadora e uma guerreira, pois de outra forma não tinhas chagado até aqui. Força*

    ResponderEliminar
  19. Como sabes fao muito no meu blog sobre a minha doenca, Sindrome de Ovarios Policisticos... so te diagnosticaram isso? Como a Andreia disse e bem acima, nem sempre gordura é sinal de que comemos demais mas sim um problema de saude... sempre fui muito magra, ate aos 20 anos, o periodo so veio aos 18 e teve de ser com a ajuda da pilula que so me fez engordar :/ Se precisares de alguma coisa, de alguma informacao, estas a vontade ;)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  20. Fazer um alimentacao equilibrada, exercicio fisico moderado como caminhadas e deixar a pilula sao meio caminho andado para controlar a doenca e vivermos melhor ;) Vai por mim, eu consegui e tu tambem vais conseguir ;)

    ResponderEliminar
  21. Parabéns!
    O que passaste não é fácil. O que alcançaste é ainda mais difícil. As pessoas que falam dos outros assim são pessoas invejosas e frustradas. A beleza está dentro de cada um e isso mexe com os invejosos.
    O que importa é tu seres feliz contigo, teres orgulho em ti, saberes e sentires que consegues aquilo que queres alcançar. O resto que se lixe.

    Li num livro que para emagrecer não é a força de vontade que importa, mas sim a disciplina, temos que ser os nossos próprios treinadores.
    E tu és incrivel.
    Parabéns!
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  22. Olha, 40 kg a menos em 2 anos!!! O que é que tu não consegues, há? ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Obrigada por partilhares connosco. Também já tive problemas com o meu corpo, em aceitar-me. Hoje aceito-me melhor e comecei a ir ao ginásio, porque para mim o mais dificil é a alimentação.
    Beijinho

    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Instragam