sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Sabes te Organizar 09

Para muitos jovens as aulas estão quase a começar (se é que já não começaram), e com elas, o stress de ter que estudar e manter a matéria em dia. Existem muitas teorias sobre os melhores métodos de estudo, mas eu sou apologista que cada um deve descobrir o método de estudo com o qual se sentem melhor.
1. Escolham o ambiente certo
Durante anos andei a estudar da forma errada e não percebia como era possível estar tanto tempo a estudar e não ter notas melhores. Só descobri o meu erro quando andava no 10ºano e desde então as coisas fluíram de outra maneira. Mas afinal qual era o meu erro? O ambiente no qual estudava.
Ao contrario do que muitos livros, professores, colegas e especialista apregoavam, estudar fechada num quarto completamente em silêncio e sem distrações não era ideal para mim.
Desde que comecei a estudar em cafés, shoppings ou até mesmo com a televisão ligada, não só reduzi as horas de estudo, como melhorei significativamente as minhas notas.

2. Método de estudo
É preciso ter em conta que a metodologia de estudo deve variar de acordo com as disciplinas. Ao longo de 15 anos de estudante experimentei vários métodos de estudo e vi colega a estudarem de várias maneiras e feitios. Uns faziam resumos, outros faziam esquemas, alguns sublinhavam os livros e outros limitavam-se a ler todas as paginas vezes e vezes sem conta.
Eu usava sempre o mesmo método, começava por fazer os resumos da matéria e depois das duas uma, se era uma matéria em que era mais vantajoso decorar as coisas e depois debita-las no teste então eu começava a ler alto várias vezes seguidas até decorar o texto todo. Dividia-o em parágrafos e ia memorizando de uma forma organizada (por exemplo se aquela matéria estava resumida em 5 parágrafos, eu sabia que existiam 5 tópicos principais no quais me tinha que focar e depois subdividia os parágrafos seguindo esta lógica para nunca me esquecer de nada.)
Se por um lado era uma matéria que exigia compreensão eu pegava nos resumos e voltava a resumir tudo várias vezes criando assim uma espécie história que começava do fim para o inicio.

3. Fazer pausas
Em épocas de testes ou exames, por muito organizados que possamos ser, vamos ter sempre matéria acumulada, porém dormi, comer e descansar são coisas obrigatórias. Se em algum momento se sentirem cansados parem e façam uma pausa de 15 minutos ou se já for tarde vão dormir.
Quando andava na faculdade, eu tinha o hábito de dormir até tarde e ficava quase toda a noite a estudar com pausas regulares, por outro lado a maioria dos meus colegas optava por acordar cedo para estudar.
O importante em ambos os casos é descansar o suficiente.

Espero que estas dicas sejam úteis e desafio-vos a partilhar as vossas dicas na hora de estudar.


Espero que tenham gostado para mais dicas e sugestões vejam:

    Sabes te organizar 01

    Sabes te organizar  02 
    Sabes te organizar 03
    Sabes te organizar 04  
    Sabes te organizar 05 
    Sabes te organizar 06
    Sabes te organizar 07 
    Sabes te organizar 08


Acompanhem as novidades no Twitter e no Google +

21 comentários:

  1. Eu sempre fiz pausas durante o meu estudo, mas depois quando temos de estudar não há mais distracções.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Adorei toda a informação/dicas, que deixaste. Obrigada

    Hoje Ecos do silêncio ...

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira

    ResponderEliminar
  3. Nossa que gostei bastante das tuas dicas
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela tua esmerada publicação!

    Aqui :- 🤔 O Ciúme... Onde nada demais existiu. 💋
    .
    Beijinhos molhados :)))

    ResponderEliminar
  5. O ambiente onde pretendemos estudar influencia imenso o nosso rendimento, por isso, é essencial não descurarmos essa parte. Também acho muito útil fazer pausas, até porque há momentos em que a nossa concentração já não está a render. E insistir só faz pior. E, claro, ter um método também é importante
    Excelentes dicas!

    ResponderEliminar
  6. Estas são dicas preciosas para os estudantes! Eu concordo contigo, cada um tem o seu método de estudar, o que funciona com uma pessoa, pode não funcionar com outra e é melhor encontrarmos o nosso próprio método em vez de copiar o de terceiros.
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Achei piada, aconteceu-me exactamente o mesmo. Assim que decidi ir para um café ao pé de minha casa estudar, a minha concentração subiu de 20 para 100. Incrível!
    Obrigada pelo post
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Bem importante essas dicas :) eu era uma cábula ahahahah
    Bjxxxxx

    ResponderEliminar
  9. Boas dicas sim senhora, mas sabes qual é que é, a meu ver, o maior inimigo das más notas, é o desinteresse e a falta de motivação que os alunos sentes, isto por culpa da forma de ensino que existe em Portugal.

    ResponderEliminar

loading...