Translate

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

# como me posso organizar # estudar

Sabes te Organizar 09

Para muitos jovens as aulas estão quase a começar (se é que já não começaram), e com elas, o stress de ter que estudar e manter a matéria em dia. Existem muitas teorias sobre os melhores métodos de estudo, mas eu sou apologista que cada um deve descobrir o método de estudo com o qual se sentem melhor.

1. Escolham o ambiente certo
Durante anos andei a estudar da forma errada e não percebia como era possível estar tanto tempo a estudar e não ter notas melhores. Só descobri o meu erro quando andava no 10º ano e desde então as coisas fluíram de outra maneira. Mas afinal qual era o meu erro? O ambiente no qual estudava.
Ao contrario do que muitos livros, professores, colegas e especialista apregoavam, estudar fechada num quarto completamente em silêncio e sem distrações não era ideal para mim.
Desde que comecei a estudar em cafés, shoppings ou até mesmo com a televisão ligada, não só reduzi as horas de estudo, como melhorei significativamente as minhas notas.

2. Método de estudo
É preciso ter em conta que a metodologia de estudo deve variar de acordo com as disciplinas. Ao longo de 15 anos de estudante experimentei vários métodos de estudo e vi colega a estudarem de várias maneiras e feitios. Uns faziam resumos, outros faziam esquemas, alguns sublinhavam os livros e outros limitavam-se a ler todas as páginas vezes e vezes sem conta.
Eu usava sempre o mesmo método, começava por fazer os resumos da matéria e depois das duas uma, se era uma matéria em que era mais vantajoso decorar as coisas e depois debita-las no teste então eu começava a ler alto várias vezes seguidas até decorar o texto todo. Dividia-o em parágrafos e ia memorizando de uma forma organizada (por exemplo se aquela matéria estava resumida em 5 parágrafos, eu sabia que existiam 5 tópicos principais no quais me tinha que focar e depois subdividia os parágrafos seguindo esta lógica para nunca me esquecer de nada.)

Se por um lado era uma matéria que exigia compreensão eu pegava nos resumos e voltava a resumir tudo várias vezes criando assim uma espécie história que começava do fim para o inicio.

3. Fazer pausas
Em épocas de testes ou exames, por muito organizados que possamos ser, vamos ter sempre matéria acumulada, porém dormir, comer e descansar são coisas obrigatórias. Se em algum momento se sentirem cansados parem e façam uma pausa de 15 minutos ou se já for tarde vão dormir.
Quando andava na faculdade, eu tinha o hábito de dormir até tarde e ficava quase toda a noite a estudar com pausas regulares, por outro lado a maioria dos meus colegas optava por acordar cedo para estudar.
O importante em ambos os casos é descansar o suficiente.

Espero que estas dicas sejam úteis e desafio-vos a partilhar as vossas dicas na hora de estudar.

 

Acompanhem as novidades no Facebook, e o Instagram

21 comentários:

  1. Eu sempre fiz pausas durante o meu estudo, mas depois quando temos de estudar não há mais distracções.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Adorei toda a informação/dicas, que deixaste. Obrigada

    Hoje Ecos do silêncio ...

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira

    ResponderEliminar
  3. Nossa que gostei bastante das tuas dicas
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela tua esmerada publicação!

    Aqui :- 🤔 O Ciúme... Onde nada demais existiu. 💋
    .
    Beijinhos molhados :)))

    ResponderEliminar
  5. O ambiente onde pretendemos estudar influencia imenso o nosso rendimento, por isso, é essencial não descurarmos essa parte. Também acho muito útil fazer pausas, até porque há momentos em que a nossa concentração já não está a render. E insistir só faz pior. E, claro, ter um método também é importante
    Excelentes dicas!

    ResponderEliminar
  6. Estas são dicas preciosas para os estudantes! Eu concordo contigo, cada um tem o seu método de estudar, o que funciona com uma pessoa, pode não funcionar com outra e é melhor encontrarmos o nosso próprio método em vez de copiar o de terceiros.
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Achei piada, aconteceu-me exactamente o mesmo. Assim que decidi ir para um café ao pé de minha casa estudar, a minha concentração subiu de 20 para 100. Incrível!
    Obrigada pelo post
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Bem importante essas dicas :) eu era uma cábula ahahahah
    Bjxxxxx

    ResponderEliminar
  9. Boas dicas sim senhora, mas sabes qual é que é, a meu ver, o maior inimigo das más notas, é o desinteresse e a falta de motivação que os alunos sentes, isto por culpa da forma de ensino que existe em Portugal.

    ResponderEliminar

Instragam