Já não se cria aquela proximidade. Agora mandamos uma mensagem e esperamos que a pessoa seja tão viciada nas tecnologias como nós somos para que ela nos responda em tempo recorde e assim mantermos uma espécie de conversa onde a gargalhada é substituída por um lol ou por um smile.
Os colegas de trabalho já não falam... Basta enviar um e-mail e pronto recado dado. Já nenhum filho liga aos pais a pedir para comprar uma camisola, identificam os pais nas publicações e depois logo se vê.
Até as relações estão mais virtuais que nunca, os namorados falam por vídeo chamada para evitarem estar um com o outro, as relações são instantâneas em sites de encontros e acreditem em mim, vai chegar o dia que para se fazerem os bebés, vai bastar um download e um upload para se receber em casa um rebento.
Com esta história toda, as pessoas esqueceram-se do que é estar em sociedade. Não sabem sorrir sem parecer cavalos, não sabem brincar sem emojis, não sabem se expressar sem gifs. O mais irónico de isto tudo?! É que eu estou a escrever este texto numa plataforma online, sozinha numa sala e espero que as pessoas partilhem a sua opinião sem nunca me terem ouvido pronunciar uma palavra!
Acompanhem as novidades no Facebook, e no Instagram.
Verdade Teresa, mas e não somos nós os culpados? que às vezes preferimos o tlm, pc para conversarmos? falo por mim é claro! mas acho que se passa um pouco com todos. A evolução nem sempre é boa, às vezes acho que talvez mais "comoda"
ResponderEliminarBjxxxx linda.
Caramba, estou ctg, lindona, apesar de preferir escrever do que falar, nao gosto de skypes nem videochamadas. Prefiro o bom velhinho telefone.
EliminarBjinhosss
Nem mais!
Eliminargreat!
ResponderEliminarPLEASE FOLLOW ME :) : FASHIONGIRL.BLOGSPOT.COM
Thanks!
EliminarNão consigo aceder ao teu blog!
EliminarAs novas tecnologias também tem o seu lado menos bom......
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
É mesmo!
EliminarE nós somos os únicos culpados =)
ResponderEliminarBj
Tens toda a razão!
EliminarE nós somos os únicos culpados =)
ResponderEliminarBj
Andas a ler-me os pensamentos? Durante muitos anos o telefone foi o meu principal material de trabalho, detesto videochamadas e prefiro escrever mensagens mas volta e meia sabe bem ouvir a voz de quem gostamos. La vai o tempo onde passava horas ao telefone com a minha melhor amiga :)
ResponderEliminarExcelente post.
Bjinhosss e bom fim de semana*
https://matildeferreira.co.uk/
Também detesto as video chamadas!
EliminarÉ muito bom ver o quanto a tecnologia evoluiu, como temos a informação muito mais facilitada, no entanto, não é tão bom neste aspeto que referis-te.
ResponderEliminarÉ uma triste realidade!
Pois é!
EliminarAdorei!
ResponderEliminarhttp://iameleine.blogspot.com/
http://www.instagram.com/iameleineblog/
Obrigada!
EliminarBom fim-de-semana linda! :)
ResponderEliminarxx
www.trendsandfashionblog.pt
Obrigada
EliminarÉ a evolução e a prova de que nem sempre ela é boa! Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
nem mais!
EliminarE se lesses o texto?
ResponderEliminarEm qualquer caso, gostei muito e estás cheia de razão. A comunicação à distância elimina muita presença física...
Bom fim de semana, amiga Teresa.
Beijo.
Elimina mesmo!
EliminarSempre adorei mais escrever do que falar ao telemóvel, por isso para mim isso veio ajudar, até escrever cartas é melhor do que tagarelar ao tlm :P
ResponderEliminarMRS. MARGOT
Também prefiro uma sms a uma conversa! Sou culpada!
EliminarTão verdade...
ResponderEliminarBom fim de semana :)
Pois é...
EliminarTo be honest, I prefer to write messages but it's good to hear the voice we like.
ResponderEliminarThat's true!
EliminarEu sou bastante desajeitada socialmente, por isso para mim é muito mais fácil enviar emails e mensagens, deixam a minha ansiedade muito mais descansada. Mas percebo que a tecnologia, neste caso, também tenha o seu aspecto mais negativo :)
ResponderEliminarhttp://purflefox.blogspot.pt
Faço minhas as tuas palavras!
EliminarA tecnologia pode ser uma excelente aliada, mas, como em tudo, quando se usa sem um certo controlo acaba por ter repercussões mais negativas.
ResponderEliminarConfesso que detesto falar ao telemóvel, prefiro mensagens. Mas, mais do que isso, prefiro a presença e a troca direta
r: Somos duas :D
Ah isso sim!
EliminarEu quando fui para a Universidade nao havia telemóveis e nao foi há assim tanto tempo.
ResponderEliminarAinda havemos de chegar ao teletransporte da série de ficção cientifica Espaço 1999. Mas tu nao és desse tempo....
Xoxo
marisacloset.blogspot.com
Ah ah ah
EliminarBoa noite amiga!
ResponderEliminarMinha vinda aqui hoje é para lhe convidar mais uma vez a participar, amanhã Domingo, de mais um POETIZANDO E ENCANTANDO. Será o 5º e posso garantir que a imagem que sugeri está nos incentivando a desenvolver nossa criatividade. Será mais um lindo desafio!
Postarei logo ao amanhecer.
Amanhã como é dia dos professores estarei indo se Deus assim o permitir para Santa Missa agradecer por todas as graças recebidas e pedir a Deus por todos os professores e educadores, pais que foram nossos primeiros mestres na tarefa de educar e ensinar.
Parabéns a todos os professores e que jesus continue nos abençoando e iluminando nossos caminhos. Abraços da amiga Profª Lourdes Duarte.
Hum obrigada!
EliminarÉ tudo verdade...
ResponderEliminarRi imenso com a parte dos downloads para receber os bebés! :P
Bom fim de semana! :)
Hoje rimos mas quem sabe amanhã?!
EliminarIsso mesmo.... falar com amigos ao telefone!!!!
ResponderEliminarE mais ainda... e escrever cartas????????????
Beijos!
Xi nem me lembrava disso!
EliminarPois é, é bem verdade!
ResponderEliminarBjs
Infelizmente!
EliminarTens toda a razão, Teresa! :)
ResponderEliminarbeijinhos
amarcadamarta.blogspot.pt
Obrigada!
EliminarOlha que tens muita razão e para ser sincera nunca tinha pensado nisso!
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha dois batons da Avon!
Pois é, estamos tão habituadas que nem damos conta!
EliminarÉ bem verdade... eu tb sinto isso, mas já há algum tempo! Que o tempo passou por mim e já posso dizer que "sou do tempo..."!! É difícil encarar que o tempo passa, por vezes!
ResponderEliminarTens toda a razão!
EliminarAinda sinto falta dessas horas ao telefone. Ás vezes precisamos de parar um pouco para vermos como tudo está a mudar!
ResponderEliminarChu,chu,
Sara Meireles
https://blogsarameireles.blogspot.pt/
É mesmo!
EliminarAcho que tens toda a razão, mas por exemplo o meu marido tens os pais longe ele claro que usa bastante os videochamada.
ResponderEliminarMas era muito mais interessante antigamente.
Beijos.
www.anafernandes.ch
Nesses casos a tecnologia veio ajudar!
EliminarFelizmente posso dizer que não me revejo nisso. Apesar de falar imenso por mensagens também passo umas boas horas ao telefone com amigos e família e especialmente em pessoa. E isso das videochamadas com namorados acho completamente impensável. Espero que as pessoas comecem a acordar para a realidade rapidamente
ResponderEliminarwww.ayellowrain.blogspot.com
nem mais!
EliminarEstás absolutamente coberta de razão!
ResponderEliminarE eu confesso que, tendo tido oportunidade também de apreciar ambos os mundos... preferia o anterior... actualmente... tudo é demasiado impessoal e superficial, para meu gosto...
Somos cada vez mais peritos em novas tecnologias... e em solidão... a virtualidade, não substitui o toque de um abraço... ou a calorosa presença de um sorriso...
Beijinhos! Adorei o teu post!
Ana
tens toda a razão!
EliminarPois então, eu sou daquele tempo,
ResponderEliminarque quase tudo era diferente d'agora
mas antes eu queria dormir ao relento
do que contrariado ter de ir embora!
Boa noite e bons sonhos.
Verdade!
EliminarOláá! Tudo bem?
ResponderEliminarÉ... realmente tem toda razão! às vezes, sinto realmente falta de antigamente.. quando ficávamos horas no telefone e só conversávamos. mas aqui estamos realmente nós nessa plataforma online, conversando com várias pessoas que não conhecemos, mas que também é legal da sua forma ^^
beeijo
http://lecaferouge.blogspot.com.br/
Nem mais!
Eliminarconcordo com o que disseste, cada vez mais o contacto humano está a ser substituído por tecnologias =/
ResponderEliminarbeijinhos
The Midnight Effect / Instagram
É mesmo!
EliminarEu acho que até o email já nem se usa... é só spam :)
ResponderEliminarMas ridículo é teres o nr. telefone de alguém (que também tem o teu), e num dia especial, enviares/receberes uma... sms?! E quando são familiares? Se é um dia especial, se tenho o nr de telefone, porque motivo mando sms em vez de fazer uma ligação e dizer «abraço! Beijinhos, bom dia!»
E quando familiares usam o meu messenger ( ou mesmo a minha página do face) para dizerem aquela bombástica frase: «dá os parabéns à tua mulher, beijinhos para ela» WTF ?!! ... está tudo doido? (pergunto eu) , moro no mesmo sítio de sempre, tenho o mesmo nr de telefone fixo de sempre, a minha mulher tem telemóvel (desde o tempo do "arroz de quinze" :))))) foi das primeiras a ter o 'famoso' aparelho (que aproxima as pessoas, dizem), liguem, falem, usem e abusem.
Portanto, a culpa não é da net, dos telemóveis ou "outros tempos".... a culpa é das pessoas, da "falta de chá" e uma coisa muito importante que não precisa de rede, contrato ou net... educação.
Boa semana!
Tudo de bom.
Realmente tens razão!
EliminarInfelizmente hoje em dia é assim mesmo. Mas até que tem seu lado positivo, né?
ResponderEliminarBeijo!
Cores do Vício
Claro que sim!
EliminarReally great!
ResponderEliminarOlha, no que respeita a bebés por upload acharia maravilhoso, mal posso esperar por esse dia! Ahahah.
ResponderEliminarÉ uma CHATICE e cada vez acontece mais, pessoas que querem ser pais e esperam "eternamente" pela pessoa certa, pela altura certa (financeiramente) - alturas que nunca chegam. Um bebé por "upload" seria fantástico. :D :D
Quanto ao resto, penso que faz falta sim, estabelecer relações de proximidade física e contacto. Eu não tive muitas enquanto crescia e devo ser um tanto mais velha que tu - pois o Dragon Ball já me apanhou na pós-adolescência. E sou do tempo em que os computadores começaram com floppy disk A e, antes desses, existiam os de jogos: dois traços brancos em cada canto horizontal do monitor de TV e um ponto branco a servir de bola, empurrada como se fosse um jogo de ténis. Era uma loucura!
O progresso tecnológico é mesmo assim. Faz-nos sentir velhos porque 10 anos correspondem a 30.
Ainda ontem vi um video de um adolescente a tentar marcar um número de telefone num desses de roldanas, achando que o aparelho estava avariado porque o botão parecia preso, não acontecia nada. Isso sim, é que é nascer fora do tempo... Ou melhor: nascer num tempo em que tudo se consegue carregando num botão. Inclusive escrever. E nem saber, nem que seja por filme, o que é usar um telefone dos anos 80. Como vão saber o que era escrever antes da invenção da esferográfica??
Um dia ainda lhes passam um lápis para as mãos e vão ficar a imaginar para que serve... "lol".
PS: Belo texto
Essa dos filhos «identificarem» os pais para pedir algo tocou-me porque essa percepção ainda não estava tão enraizada. Mas é mesmo verdade. Gostam, publicam e depois metem o nome das pessoas que lhes podem oferecer o que desejam. Weird.
É bem assim mesmo, guria. Eu vi recentemente o filme Her e tudo o que é falado no filme ficou muito na minha cabeça. No futuro do filme, as pessoas pagam a uma empresa para que eles escrevam cartas aos seus amados. Mas nem na empresa as cartas são escritas. Elas são ditadas e o computador escreve elas de acordo com a caligrafia de quem pediu a carta. Bizarro, né?
ResponderEliminarVidas em Preto e Branco
Tal é qual, hoje em dia funciona mesmo assim, mensagem pelo tlm e agora até mais pelo mensseger, e mail e feito..perdeu se o contacto entre as pessoas..até no trabalho funciona mesmo assim!!
ResponderEliminar