Translate

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

# como me posso organizar # estudar

Sabes te Organizar (8ª Parte)

Depois das férias, muita gente está agora a pensar no regresso às aulas. Seja na escola, ou na faculdade, existem algumas dicas de organização, que podem simplificar a vossa vida académica e ajudar muito na hora de estudar.
1. Agendas e vistas mensais
Pode parecer óbvio, mas um dos maiores aliados dos estudantes é mesmo a organização. Ter uma agenda é ideal para conciliar todas as atividades que uma pessoa tem sem esquecer nenhuma. Assim, e com um plano restrito o aluno fica sempre com tempo para tudo o que quer fazer.
a vista mensal é ideal para assinalar as datas de testes, entregas de trabalhos, entre outros, assim, conseguimos ver de uma só vez os dias que vão estar livres e os dias que podem e devem ser ocupados com o estudo.

2. Vários cadernos e muitas cores
Descobri esta técnica na faculdade e foi muito útil para estudar! Todos os dias levava o mesmo caderno para a faculdade e tirava para lá os apontamentos. No cabeçalho colocava o nome da disciplina e a data. E colocava ali todas as informações sem usar cores, e sem me preocupar com o facto de estar tudo mal escrito ou riscado, assim conseguia tirar apontamentos muito mais rapidamente.
Quando chegava a casa, ou então nos dias que eu tinha estipulado para estudar, era só pegar no caderno de rascunho e copiar as matérias da semana para o caderno da disciplina. Nos cadernos "limpos" eu utilizava cor para destacar as coisas mais importantes, e conseguia ter a matéria muito mais organizada, além de que ao voltar a copiar a matéria conseguia memorizar uma grande parte dela.

3. Despertador e outras aplicações
Nunca devemos ser do tipo 8 ou 80, por isso se estiverem a estudar e se sentirem verdadeiramente cansados, é preferível irem descansar um pouco, recarregar baterias e voltar mais concentrados e com a cabeça fria. Porém a não ser que se trate de uma situação excecional, não se deixem ficar a dormir e a preguiçar! Uma sesta deve demorar entre 1 e no máximo 3 horas por isso coloquem o despertador e levantem-se assim que ele tocar, senão vão estar a perder horas preciosas e depois vão ter que voltar a estudar até à exaustão.
Pessoalmente nunca usei aplicações para estudar, mas segundo o que eu tenho lido e ouvido dizer, algumas delas são mesmo o melhor amigo do estudante, seja com dicas, calendários, e alertas. Experimentem.

Espero que as dicas tenham ajudado. Algum de vocês faz alguma destas coisas?

Acompanhem as novidades no Facebook, e o Instagram.

37 comentários:

  1. Nossa tens ai boas dicas

    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Adoro agendas, mas ia adiando sempre a sua compra, até perceber o quanto foram fundamentais para a minha organização, não só porque minimizava o risco de me esquecer de algo, como também me permitia estruturar melhor o meu tempo.
    Também usava essa técnica de levar o mesmo caderno para todas as cadeiras. Sempre estudei melhor a fazer resumos, por isso ao passar a matéria a limpo ia assimilando melhor o que foi dado.
    Nunca utilizei aplicações para estudar. O que fazia era, no fundo, estipular um horário de estudo, intercalando-o com pausas. Quando me sentia realmente cansada, preferia parar e pegar nas coisas mais tarde. Era contraproducente forçar-me a continuar, porque só ia acabar por confundir a matéria.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com tudo! E acho que se no meu tempo de estudante já existissem "apps" ia ser supé-fã delas também!! <3

    Um beijinho dourado,

    Catarina

    ResponderEliminar
  4. A organização é fundamental nos dias de hoje, tanto para quem estuda, como para quem trabalha. Temos a sensação de que o tempo nos foge das mãos e que nunca o conseguimos aproveitar da melhor maneira. Mas se aplicarmos as dicas que dás nesta publicação percebemos que conseguimos ter tempo para muita coisa 😉
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Obrigado :D

    por acaso se há coisa em que sou bom é na organização :D

    NEW REVIEW POST | CLINIQUE: The best and complete BB CREAM EVER !!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  6. Sei sim, desde miúda hehe
    Uso agenda física, como bullet journal, não dispenso a agenda do telm e o despertador naoso para acordar como para colocar lembretes :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,neste tema ainda tenho a vida facilitada o filho ainda anda na escolinha :)

    ResponderEliminar
  8. São sem dúvida ótimas dicas! =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  9. You have a wonderful blog. Keep it up!

    Let's keepp in touch and follow each other.

    Vilma

    http://mateatme.blogspot.com.es

    ResponderEliminar
  10. Olá, as dicas são perfeitas e podem ajudar no estudo, no meu tempo, ui...onde ele já vai?, estudava em voz alta, quem estivesse por perto ouvia-me, outras vezes estudava a cantar, quero dizer, o que lia era como se fosse a letra da musica, para mim e de para muitos colegas de escola, resultava na perfeição.
    Bom fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que tentei isso de estudar em voz alta e comigo nunca funcionou!

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Acho que são coisas simples mas que fazem muita diferença na hora de estudar!

      Eliminar
  12. Óptimas dicas! :) Eu apenas apontava as datas de exames e entregas de trabalhos, quanto ao estudo nunca planifiquei nada, felizmente sempre correu tudo bem. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  13. Eu uso sempre uma agenda. É mesmo um grande aliado para o quotidiano e para não me esquecer de nada, especialmente porque sou uma cabeça no ar x)
    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UM MEGA CABAZ DE FAVORITOS DA ESSENCE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho bem indispensável ter uma agenda, seja ou não uma pessoa que esteja a estudar!

      Eliminar
  14. Realmente a organização e disciplina são fundamentais para o estudante. E o despertador? Tinha um colega de república que punha o relógio a despertar bem cedo, acordava todo mundo, só para sentir que era domingo e poderia dormir mais tempo como prêmio. Grato pela partilha. Bela postagem! Grande abraço. Laerte.

    ResponderEliminar
  15. A organização é muito importante sim. No meu tempo não usava mas acho uma boa ideia
    Bjxxxx

    ResponderEliminar
  16. A minha sorte é que sempre fui muito organizado, senão acho que nunca tinha conseguido fazer nada na vida, sou até meio desarrumado, mas tenho tudo muito bem organizado em todo o lado.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  17. É realmente uma técnica útil!
    beijinho
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Eu não tinha o hábito de usar agenda.
    Adorava agendas, chegava a comprar e depois ficavam arrumadas até irem para o lixo no ano seguinte.

    O ano passado descobri o prazer de usar uma agenda. Já vou na segunda, este ano comprei uma da marca MrWonderful que é só a coisinha mai-fófinha e eu adoro! :P

    É verdade que uso muito a agenda como uma espécie de diário, mas gosto de apontar aquilo que vou fazendo de relevante a cada dia.
    Pode não ter interesse para os outros, mas tem para mim . :)

    A nível de organização confesso que me dou melhor com a agenda do telemóvel. Apita e tal ;) Não tenho como escapar. EHEH

    A Marta

    ResponderEliminar
  19. Atualmente há mesmo imensas aplicações para nos ajudar a organizar! Gostei das tuas dicas.
    Beijinhos, http://thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Óptimas dicas!...
    Eu abusava nos marcadores bem fluorescentes para assinalar coisas importantes nos cadernos...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  21. Eu nunca consegui preencher uma agenda com sucesso até ao fim, normalmente prefiro planners! Mas adorei as sugestões :)

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Instragam