Crescemos a acreditar nos sonhos, a ansiar pelo futuro em que vamos fazer o que sempre sonhamos. Perdemos anos da nossa vida a estudar, a fazer formações e mais uma série de coisas, para sermos cada vez melhores, e no fim o que nos resta? Na maior parte dos casos fica apenas um vazio, um enorme medo de sermos obrigados a enfrentar a realidade: nós não vamos fazer aquilo de que gostamos, e ninguém nos avisou que seria assim!
Ninguém nos avisou que os nossos sonhos se iam reduzir a nada quando somos milhares a correr para o mesmo lugar. E acreditem que o ser "ser bom" não chega... Nunca vai chegar por diversos motivos e nós vamos estar sempre frustrados.
Ninguém nos avisou que um dia teríamos que desistir do sonho pelo qual tanto demos só porque não existe a possibilidade de subir o próximo degrau.
Os degraus existem para serem escalados um a um, mas quando por algum motivo a escadaria está interrompida a subida é difícil e na maioria das vezes solitária. O tempo que perdemos a construir o degrau que falta vai ser usado contra nós, o dinheiro que precisamos para os materiais de construções, vai acabar antes de acabares os degraus e ai percebes que simplesmente acabou.
Ninguém nos avisou que depois de vários trabalhos precários para sustentarmos este sonho, teríamos que aceitar que foi tudo em vão e que esses trabalhos precários deixaram de ser um passado para serem o teu futuro.
Ninguém nos avisou que podemos tentar tudo e mesmo assim não conseguir.
Ninguém nos avisou que um dia teríamos que desistir do sonho pelo qual tanto demos só porque não existe a possibilidade de subir o próximo degrau.
Os degraus existem para serem escalados um a um, mas quando por algum motivo a escadaria está interrompida a subida é difícil e na maioria das vezes solitária. O tempo que perdemos a construir o degrau que falta vai ser usado contra nós, o dinheiro que precisamos para os materiais de construções, vai acabar antes de acabares os degraus e ai percebes que simplesmente acabou.
Ninguém nos avisou que depois de vários trabalhos precários para sustentarmos este sonho, teríamos que aceitar que foi tudo em vão e que esses trabalhos precários deixaram de ser um passado para serem o teu futuro.
Ninguém nos avisou que podemos tentar tudo e mesmo assim não conseguir.
Infelizmente é a realidade de muitos de nós..
ResponderEliminarApós a conclusão da licenciatura, procurei emprego na área e fora dela, tendo a sorte de arranjar sempre um part-time mas, só ao fim de 3 anos é que consegui uma oportunidade na minha área.. Acabou por ser uma sorte talvez, pois estava quase para desistir.
Beijinho*
Cristiana Teixeira ~ Pink and Sparkle
Fico muito feliz que tenhas conseguido!
EliminarE mesmo verdade linda
ResponderEliminarBeijinhos
CantinhoDaSofia /Facebook
Novos post / Wishlist | Swimwear | Sammydress /Tag | Liebster Award Discover New Blog /Born Pretty Store | Temperature Change Colour Nail Polish Thermal Polish /Produtos acabados / Review + look NewChic
Infelizmente...
EliminarÉ uma grande verdade! No entanto há que não desistir e encontrar satisfação em pequenas coisas do dia a dia...ou tudo se tornará insuportável!!!
ResponderEliminartens toda a razão, mas sabes que a frustração é complicada!
EliminarInfelizmente é verdade...
ResponderEliminarIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Poxa, excelente texto! Penso tanto assim... Ninguem nos avisou que ia ser facil... mas faz parte, e e nos piores momentos que encontramos forcas para move on, seguir em frente :) E isso que nos da pica :)
ResponderEliminarCoragem, minha linda, nos vamos conseguir dar a volta :)
Bjinhossss
https://matildeferreira.co.uk/
Espero que sim...
EliminarDa vontade de dizer, don't grow up, it's a trap ;)
EliminarBjinhosss
Um belo texto minha amiga.
ResponderEliminarGostei de o ler.
Um abraço e continuação de uma boa semana.
Obrigada!
EliminarGrande texto Teresa.
ResponderEliminarInfelizmente, para a maiorira, esta é a dura realidade e sim, ninguém nos avisou e por isso viveremos muito tempo frustrados e infelizes, até percebermos que devemos viver a vida, pois só existe uma.
Beijinho grande.
misscokette.blogspot.pt
Infelizmente essa é a realidade da maioria dos jovens! Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
É mesmo!
EliminarIsso é algo que a vida se encarrega de nos ensinar.. Podemos não estar preparados, mas o essencial é não baixar os braços e continuar a batalhar!
ResponderEliminarBeijinhos
gostava mesmo que essa não fosse uma realidade. estou no primeiro ano da licenciatura de matemática aplicada e tenho momentos em que a motivação me falta e penso sempre que tudo irá compensar no futuro e custa-me que atualmente nem isso seja a realidade.
ResponderEliminaro-blogdaritinha.blogspot.pt
Também tinha inseguranças dessas durante o meu curso... Só me resta esperar que não faças parte destas estatísticas!
EliminarInfelizmente, sei muito bem do que falas e como te sentes.
ResponderEliminarAlém de ser um reformado antecipado, para fugir a um longo e penoso desemprego, sou também pai de dois jovens que estão neste momento a fugir deste País.
Acrescentaria ao teu fantástico texto, que ninguém nos avisou ser de novo necessário uma "doutrina" do antigamente... a cunha! Sim, a tal cunha que leva alguém a ultrapassar tudo e todos (a entrega da candidatura foi só um pequeno pro-forma, para disfarçar), mesmo não tendo o perfil necessário, nem qualificações. Simplesmente é do 'partido' ou 'familiar' do Sr. Tal....
Enfim.
Coragem e muita paciência.
Tens toda a razão... Não quis ir por aí mas a verdade é que a "cunha" também tem a sua influência!
EliminarMagnífico texto. UM grito de desespero, de insatisfação. Infelizmente é a realidade da maioria dos jovens e de muitos que perderam o emprego.
ResponderEliminarNão imagino onde iremos parar!
Beijinhos.
Pois infelizmente, mas não devia ser assim!
EliminarLembra-te que já fomos milhões a correr para um lugar e ganhámos a corrida!
ResponderEliminarFizeste-me rir, mas sim tens razão...
EliminarSinto-me abraçada virtualmente! Sinto-me exactamente como descrevestes!
ResponderEliminarBeijinho
http://themarielement.blogspot.pt/
Infelizmente somos muitos!
EliminarPois Teresa, é a realidade sim! não te disseram mas também não deves pensar que não vais arranjar nada, dá tempo ao tempo, sei que não é facil mas vais conseguir.
ResponderEliminarBeijinhos
O problema é que não falo só de mim, mas de uma realidade que se expande a família e amigos...
EliminarUm post um pouco desanimador :(
ResponderEliminarInfelizmente existem dias em que enfrentamos coisas mais desanimadoras na nossa vida!
EliminarInfelizmente, muitos poucos têm a sorte de fazer o que gostam
ResponderEliminarBeijinhos
Clara Dinis
docinhomorango7.blogspot.com
Verdade!
EliminarSabes? Acho que muitas vezes nos ensinam isso, nós é que, por diversos motivos, não retemos essa informação.
ResponderEliminarNão duvido, mas a verdade é que a maioria das pessoas diz "estuda para seres alguém", mas poucas pessoas dizem "estuda para tentares seres alguém".
EliminarRealidade nua e crua!!! Às vezes acho que somos demasiado novos e imaturos para decisões tão importantes que vão ser a linha da nossa vida. Que post fabuloso este!!
ResponderEliminarBeijinho
elisaumarapariganormal.blogspot.pt
Obrigada querida!
EliminarInfelizmente é a verdade, ainda que magoe muita gente. E não me parece que as coisas melhorem, pelo menos tão cedo..
ResponderEliminarÉ mesmo o país que temos, Teresa!...
ResponderEliminarEnsinam-nos a caminhar... mas não nos dizem... que é preciso construir a estrada... de raiz, por vezes...
Eu nem penso em subir degraus... apenas continuar seguindo...
Adorei o teu texto!
Beijinhos
Ana
Revi-me completamente nas tuas palavras e olha que eu já ando na procura há demasiado tempo. A verdade é que a espera por um futuro que sonhámos e ambicionámos noutros tempos tende a ficar cada vez mais longínquo e a frustação vai ganhando cada vez mais espaço na nossa vida. A esperança é mesmo encontrar alternativas dentro dos nossos gostos, transformar os hobbies em ganha pão quem sabe, era o que eu gostava :)
ResponderEliminarBeijinhos ...
Guloso qb
Infelizmente para muita gente é isso mesmo!
ResponderEliminarEu faço parte de uma geração em que nos formávamos e conseguíamos logo trabalho!
Meus filhos...na casa dos trinta...já sentiram alguma dificuldafe...mas atualmente é um desespero!
Bj amigo
Caramba, como este texto é tão verdade.
ResponderEliminarNinguém avisou porque os que o poderiam fazer também embarcaram na ilusão de que uma formação superior (o ser "doutor") era o que bastava para se abrirem portas. So que não foram umas portas quaisquer... foram as comportas de uma barragem! E aí, quando o planeta inteiro está cheio de "doutores" é o equivalente a estar cheio de idiotas.
ResponderEliminarTUdo o que é excesso de oferta vira de pouco valor. Diminui de valor.
E hoje, deu-se a volta e são as profissões antes consideradas as mais simplórias - as de mão de obra pura e dura - as mais valorizadas e as quais se encontra com maior facilidade contratação e nas quais se retira melhores rendimentos.
Portanto, filhos, se quiserem arranjar uma carreira bem remunerada e com saídas, vão para eletricista, pedreiro, reparador de automóveis, etc, etc, etc
Um belo e lindo texto. Aliás que texto riquíssimo em detalhes, detalhes que por si faz-no meditar em coisas profundas....
ResponderEliminarDesde ja ja estou a te segui, gostei do que li e vi....
big bj...... espero sua visita ja estou a seguir.... por favor faça o mesmo
Verdadinha!
ResponderEliminar