Ultimamente tenho visto vários artigos sobre pessoas tóxicas e como podemos evitar essas pessoas de forma a encontrar a felicidade. Porém uma coisa que a maioria desses guiões se esquece de fornecer é que num grande numero dos casos as pessoas tóxicas vivem na mesma casa, e são família.
Apesar de qualquer familiar poder ser considerado um familiar tóxico, este tipo de disfunção comportamental está quase sempre associado às mães.
Uma mãe tóxica tem um comportamento estritamente relacionado com o amor incondicional que sente pelo filho. Porém neste caso específico falamos de um amor sufocante, egoísta e que na maioria dos casos é destrutivo.
Este tipo de comportamento é exercido desde criança, criando lacunas no amadurecimento pessoal do jovem e criando posteriormente a incapacidade de desenvolver uma personalidade e auto estima.
No que diz respeito à insegurança, muitas mães tendem a controlar e modelar os filhos de forma e verem neles as realizações que não conseguem para si. Isto deve-se também ao facto de muitas desta mães temerem a solidão e por isso não deixam que a criança/jovem não tenha autonomia e se sinta sempre atraído para o lado materno.
Este tipo de mães tem ainda uma grande dificuldade em respeitar os limites. Este motivo é um dos principais fatores que as levam a controlar tudo e a sentir uma forte necessidade de o fazer. Frases como "vou controlar as coisas para te fazer feliz", ou então "Eu só quero o melhor para ti" são frases padrão, pois assim colocam uma almofada num dos fatores mais importantes da aprendizagem de um jovem: errar.
O fator mais conhecido, ou pelo menos mais falado é o da projeção dos desejos não realizados, como eu disse em cima, muitas mães tentam espelhar através dos filhos as aspirações que ficaram por realizar na sua vida. "Não quero que passes por aquilo que eu passei" ou então "Não cometas os mesmos erros que eu" são apenas algumas frases típicas deste distúrbio. Ao pensarem que os seus sonhos/vontades são verdades absolutas e que estão a pensar no bem dos filhos, estas mães esquecem-se que estão a criar uma relação baseada num falso amor.
A única maneira de lidar com a situação é aprender a dizer não. É importante que ambas as partes respeitem as vontades e desejos da outra parte sem nunca se vitimar. Ninguém quer causar danos (principalmente à família), mas ninguém pode deixar de ser feliz por viver numa rede.
Acompanhem as novidades no Facebook, e no Instagram.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
sociedade&comportamento
Etiquetas:
comportamento,
mães,
pessoas tóxicas,
sociedade&comportamento
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Super Interessante! Gostei de ler !
ResponderEliminarBeijinhos
elisaumarapariganormal.blogspot.pt
Ainda bem :)
EliminarAprender a dizer não é mesmo muito importante!
ResponderEliminarGostei bastante de ler este texto
Sem dúvida que sim!
EliminarOlha nem de proposito, acordei a pensar e tens toda a razao, as vezes e na familia que encontramos as pessoas mais toxicas... Eu tenho aprendido muito com isto ao longo dos anos, vou-me fortalecendo, parece que a carapaca esta cada mais dura mas so para quem merece ;)
ResponderEliminarBjinhooosss econtinua com o excelente trabalho :)
https://matildeferreira.co.uk/
Infelizmente são essas pessoas que nos tornam mais fortes...
EliminarObrigada!
Gostei imenso de ler este texto e concordo em absoluto, mais do que dizer sim, importa saber quando deve e pode ser aplicado um não!
ResponderEliminarBeijinhos
Sem dúvida alguma!!
EliminarAchei muito interessante nunca tinha pensado nisso. Beijo Patty http://ocadernodasideiasparvas.blogspot.pt/
ResponderEliminar:)
EliminarGostei muito deste post e concordo plenamente contigo...as sogras são sufocantes, terríveis...
ResponderEliminarBeijinhos
misscokette.blogspot.pt
Oh nem todas...
EliminarGostei
ResponderEliminarMuito obrigada pela visita volta sempre adorei
Beijinhos
CantinhoDaSofia
Facebook
:)
EliminarConcordo...
ResponderEliminarAinda bem :)
Eliminarr: Muito, muito obrigada!
ResponderEliminarBeijinhos*
Nunca me tinha lembrado de lhes chamar "pessoas toxicas" kkkk beiinho
ResponderEliminarMas é que o elas são certo? Além disso é o nome que os artigos da especialidade lhes chamam...
EliminarAprender a dizer não é bastante importante.
ResponderEliminarhttp://retromaggie.blogspot.pt/
Sem dúvida que sim!
EliminarPor um momento, pensei que o tema estaria associado aqui ao nosso meio, à net... associado a bullying, por exemplo... o que também seria um excelente tema para um post...
ResponderEliminarEstendendo-se a meios familiares... bem confesso, que já lidei com pessoas assim... e que o foram, até ao fim das suas vidas... tóxicas para elas, e para os que estavam à sua volta, infelizmente...
Como lidei com elas... afastando-me das mesmas, pura e simplesmente... para ter paz de espírito... de forma definitiva.
Como lido com pessoas assim, também na net... exactamente da mesma forma... curiosamente... noto que depois são elas que são incapazes de se afastar de mim... continuando eu, a ser uma continua fonte de inspiração, e assunto, nos seus blogues...
Enfim... estas relações de amor/ódio... são sempre muito estranhas de entender...
Um post fantástico, que adorei... pois tenho tido a minha quota parte de pessoas assim... sempre por perto... em vários contextos...
Beijinhos
Ana
Acho que toda a gente tem sempre sempre uma parte de pessoas assim na vida... Acho que faz parte!
EliminarMuito interessante este post... adorei ler este tema de pessoas tóxicas...parabéns
ResponderEliminarBeijinhos grande
Ana Negrão Makeup
Gostei do texto a palavra não tem o momento certo de dizer Bjm:D obrigada pela visita Borboletando-emtudo.blogspot.com.br
ResponderEliminarHá algum tempo que também me debruço sobre este tema das pessoas tóxicas e o mal que podem fazer no nosso crescimento pessoal. Acho que abordaste aqui um aspecto muito importante, de que não se costuma falar: os familiares tóxicos. Muitas vezes, isso acontece no local onde não deveria acontecer, que é dentro de casa. Parabéns por teres a iniciativa de quebrar esse tabu e falar nas mães tóxicas. Porque elas existem e são muitas. E não é nada saudável a nível psicológico conviver com pessoas assim. Eu conheço casos assim e é muito complicada a convivência. Concordo que se aprenda a dizer não e principalmente a estabelecer limites claros.
ResponderEliminarBeijinhos e Bom Domingo :)
Eu penso o mesmo.
ResponderEliminarEsses artigos que dizem que nos devemos afastar das pessoas tóxicas, refere-se a pessoas no emprego, nas relações superficiais sem laços de sangue. Quando estão dentro de casa e como referes, são os progenitores, a criança já cresce de forma diferente, já está "moldada".
Conheço uns quantos casos assim, infelizmente. Por vezes é preciso afastar-mo-nos por um tempo, até que as pessoas percebam que precisamos de fazer as nossas próprias escolhas...
ResponderEliminarTer uma pessoa toxina, como falas a mãe, tão próxima é um passo certo para o insucesso e a frustração. O pior é que essas pessoas não se consideram de todo prejudicais.
ResponderEliminarBem longe sff.
ResponderEliminar