Ao contrário de uma grande maioria de pessoas, eu detesto quase todos os finais dos filmes da Disney.
Se os desenhos animados são uma maneira de transmitir uma mensagem, alguém me explica porque é que as princesas só vivem felizes para sempre na companhia de um príncipe?
Nenhuma fica viúva, numa se transforma por si só numa mulher de sucesso ou emancipada. Nenhuma delas dá com os pés ao galã e fica a governar sozinha...
Cinderela
Só deixou de ser escrava da madrasta depois de ter casado com o príncipe. Isto só foi possível às custas da fada madrinha. Um palpite, e que tal, se em vez de pedir para ir ao baile, pedir logo à fada madrinha para a tirar daquele martírio? Não! A pobrezinha foi logo atrás de um homem... Podia muito bem ter feito vida como empregada doméstica no castelo.
Pocahontas
OK! É a versão da realeza lá da sua tribo, mas só descansou quando se apaixonou por um marinheiro. Podia ter ficado quietinha lá com a natureza, ou podia ter ido para Inglaterra e ser só amiga do Jonh Smith de certeza que ele lhe dava boleia, mas não a moça teve que se apaixonar pelo cara pálida e ficar a sofrer de amores... Depois disso tiveram que fazer a sequela...
Aurora
Mais conhecida como a Bela Adormecida. Passa o filme a dormir, e depois chega um sujeito qualquer, que diz que a ama muito lhe dá um beijo e pronto quebra o feitiço. Alguém me explica de onde ele veio, e como é possível ele acertar logo à primeira tentativa? Existem mulheres que passam a vida toda em busca do homem ideal, àquela, bastou adormecer que o resto aconteceu...
Branca de Neve
Nem merece comentário já que nem tem nome próprio ficando limitada aos seus atributos. Tal como a Cinderela não fez frente à madrasta, mas tudo bem, a Branca estava órfã e tal, por isso até compreendo que ela tivesse que fugir, agora expliquem-me quem é que no seu perfeito juízo, depois de uma tentativa de homicídio, aceita comida de estranhos? Depois para não variar fica como morta à espera do Príncipe que ups por coincidência estava um de passagem, e acabou por lhe dar um beijo só porque sim...
Já agora o que é que aconteceu à bruxa má nesta história?
Mas nem tudo é mau, tem o meu respeito a Bela de "A Bela e o Monstro" e para a Jasmine de "Aladin", nenhuma delas precisava deles para nada sendo que foi mesmo por opção que ficaram com eles.
Acompanhem as novidades no Facebook, e no Twitter.
Translate
quinta-feira, 25 de junho de 2015
# Disney
# mulheres
As Princesas da Disney não são exemplo para as mulheres!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
OI TERESA!
ResponderEliminarACHEI MUITO INTERESSANTE TUA COLOCAÇÃO SOBRE AS HISTÓRIAS QUE EMBALARAM A INFÂNCIA DAS CRIANÇAS DO MUNDO INTEIRO E POR INFINITAS GERAÇÕES.
QUANDO EU ERA CRIANÇA E JÁ FAZ TEMPO, RSRSR, NÃO TÍNHAMOS ESTA AUTONOMIA DE PENSAMENTOS A PONTO DE CONTESTAR ALGO QUE ATRAVESSA GERAÇÕES, NO ENTANTO, NÃO CONSIDERO QUE TENHAMOS SIDO PREJUDICADOS POR ACREDITAR QUE A VIDA PODERIA SER BELA E QUE, UM HOMEM E UMA MULHER, NO CASO O PRÍNCIPE E A PRINCESA, SERIAM O SUPRASSUMO DA FELICIDADE, MAS, ERAM OUTROS TEMPOS, AS COISAS ERAM MAIS SIMPLES, HOJE EM DIA, ACHO MAIS DO QUE VÁLIDO QUE, UMA CRIANÇA TENHA NOÇÃO DE QUE A VIDA NÃO SE RESUME A UMA UNIÃO HOMEM E MULHER, QUE HÁ MUITO MAIS A SER BUSCADO E QUE AS MULHERES CONSEGUIRAM UM BELO ESPAÇO, QUE ANTES ERA PRIVILÉGIO MASCULINO.
GOSTEI DE TER ME COLOCADO SOBRE ISSO, UMA ÓTIMA REFLEXÃO.
ABRÇS
-http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Obrigada! Confesso que que a minha infância e a minha idade adulta também não foram afectadas por essa visão...
EliminarBoa noite Teresa, muito interessante a sua colocação, sempre gostei de contos de fadas, justamente porque minha vida foi da gata borralheira. Nada foi fácil, se não lesse essas histórias, não especificamente de Walt Disney, não poderia sonhar com uma vida pra mim, não de princesa, mas de uma mulher lutadora que pudesse vencer. Todas as princesas foram felizes no final, não importa como.
ResponderEliminarQueria muito achar meu príncipe, mas infelizmente o ex continuou um sapo, muito mal educado. Numa época em que poucas mulheres chegavam à liderança, consegui por meus méritos chegar a um bom posto, o que certamente, poderia considerar como se tivesse achado um príncipe, meu trabalho.
E, apesar de tudo que passei, graças a Deus, consegui vencer o mal, tal qual as princesas!!!
Acho que as histórias mexem com nosso lado criança e isso nos dá esperanças.
A realidade já é muito dura para nós enfrentarmos, é preciso o lúdico dessas histórias, para suavizar nosso caminho.
Obrigada, abraços carinhosos
Maria Teresa
Lá isso também é verdade!
EliminarVou esperar por outras respostas então :) Sobre o livro.
ResponderEliminarSem dúvida... Não é qualquer Homem que é capaz de usar e arriscar no que concerne aos acessórios :)
ResponderEliminarNEW OUTFIT POST :D
Instagram ∫ Facebook Oficial Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Era bom que a realidade fosse assim....tudo feliz para sempre
ResponderEliminarIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Era mesmo!
EliminarHá que ter em consideração a época em que a maioria dos contos foram escritos. São um reflexo do pensamento predominante. E não creio que tenha feito mossa em nenhuma de nós por terem tido o final que tiveram. Provavelmente ficaríamos todas mais tristonhas se o final fosse diferente...e eu sou apologista que sozinha ou acompanhada o que interessa é ser feliz.
ResponderEliminarNa altura teria feito a diferença, claro que não teria gostado que as princesas ficassem sozinhas, mas agora ia gostar!
EliminarVerdade ...
ResponderEliminar:)
EliminarVê o filme "Caminhos da Floresta" com Meryl Streep, é engraçado pois desmistifica um pouco os contos de fada contados às crianças. Tenho um post sobre o filme, deixo o link se quiseres dar uma olhada...
ResponderEliminarBeijinhos
Clara Dinis
http://docinhomorango7.blogspot.pt/2015/01/fim-de-semana-com-o-filme-caminhos-da.html
Desconhecia completamente. Vou tentar ver!
EliminarUma correção : A pocahontas nao ficou com jhon Smith.....
ResponderEliminarApaixonou se.... mas nao ficou com ele ... Portanto acho que ela tambem esta excluida do grupo das carentes :P
Não me expliquei correctamente no post, mas a verdade é que ela ficou logo caidinha por ele e por isso a coloquei no grupo das carentes... Ontem cheguei a fazer algumas correcções!
EliminarÉ por isso (mas não só) que o filme da Mulan é um dos meus preferidos da Disney. OK, é dado a entender que ela se apaixona pelo seu capitão, mas não é essa a história principal.
ResponderEliminarEu também concordo que os filmes da Disney são sobrevalorizados, e não é só pelas inúmeras personagens femininas que se definem pelos homens que amam.
Lembro-me vagamente de ver, e sim, gostei bastante, pois o foco é sobre a guerra certo?
EliminarComo ela não tem irmãos, Mulan substitui o pai no exército chinês - isto numa sociedade fortemente patriarcal.
EliminarDevias ver a Pocahontas novamente.
ResponderEliminarEla tem a opçao de ir com o John Smith mas quando olha para tras ve que o seu povo e os ingleses estao mt afastados e q ela e o unico elo respeitado entre ambos decide ficar pq sem ela iam voltar a lutar. Ela sacrifica o homem de quem gosta pelo melhor para o seu povo.
Sim, como eu disse acima, não me expliquei correctamente. Eu apenas coloquei naquele grupo porque ela se apaixonou logo por ele. Já fiz as correcções necessárias, espero ter-me tornado mais clara...
EliminarObrigada pelo alerta!
Bem interessante a sua abordagem de hoje!
ResponderEliminarNunca fui muito apreciadora de contos deste género!!!
Bj amigo
nem em criança?
EliminarA disney durante muitos anos sempre deu imagem fraca às personagens femininas, só mais recentemente mudou esse paradigma. A evolução assim o obrigou e ainda bem porque trouxe uma maior realidade às histórias...
ResponderEliminarhttp://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/
Pura verdade Miguel!
EliminarA Bela e o Monstro será sempre dos meus filmes favoritos!
ResponderEliminarNão acho, de todo, que os filmes queiram transmitir a mensagem que as mulheres só se sabem governar quando encontram um homem. Está tudo enquadrado numa época, onde há um pensamento predominante, é certo, mas acredito que o objetivo não fosse esse. São histórias pertencentes ao mundo da fantasia e que se fossem escritas de outra forma talvez não tivessem sentido.
r: Ou aprender a não colocar ninguém no topo dos topos...
Beijinhos*
Também adoro "A Bela e o Monstro"
EliminarNunca tinha visto as coisas por esse lado. Mas tens razão...
ResponderEliminarPois... hehehehe
EliminarA ficção tem o dom de nos intrigar e de nos colocar de maneira inquietada quanto ao narrado por ela.
ResponderEliminarCadinho RoCo
Ora nem mais!
EliminarConcordo contigo... :/
ResponderEliminarr: Olha se puderes vai. Acredita, aquilo não dá aflição nenhuma, é mesmo muito soft. E, Olha que eu sou muito medricas e o meu namorado tem um pouco medo de alturas. Mas ambos adorámos. :)
Nah, aquilo é assustador!
EliminarObrigada minha querida, também gostei muito de trabalhar naquele blog. Mega beijinho*
ResponderEliminaré verdade é eles a criarem ilusões
ResponderEliminarbjinhu*
Ora nem mais!
EliminarJá faziam versões mais actualizadas desses contos...
ResponderEliminarL*
Isso é que era um sucesso!
Eliminarconcordo contigo!!
ResponderEliminarObrigada!
EliminarNão és a única a não gostar desses finais sempre felizes ;)
ResponderEliminarhttp://atualidadesbyclaudia.blogspot.pt/
Devo-te dizer que achei este post super engraçado (se calhar nem era para ter graça), mas adorei!
ResponderEliminarE nunca tinha parado para pensar nessa perspectiva..
Acho que é preciso fazer filmes novos, mais "modernos" :)
Beijinhos, Sweet Home | BLOG
Deveriam atualizar um pouco as histórias.
ResponderEliminarbeijos.
Mas que fixe, nunca tinha pensado nisto, muito bom!
ResponderEliminarAna,
A Policromia
A Policromia no Facebook♥
Nunca tinha visto isto desta forma, realmente...
ResponderEliminar